Publicação Especial da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN

Edição 01 • Setembro de 2018

Palavra da Editora

Sejam bem-vindos à Revista Mulher Neurocirurgiã, uma Edição Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, a Revista SBN Hoje. O lançamento desta Edição Especial no XXXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, em Porto Alegre (RS), não poderia ser mais apropriado, pois coincide com o primeiro simpósio preparado especialmente para as mulheres, dentro da programação científica oficial do evento.
Essa publicação surge a partir da criação da Comissão Mulher Neurocirurgiã, comissão temporária formada em junho de 2017, que se tornou permanente em outubro do mesmo ano, pela primeira vez em 60 anos de história da SBN. A missão da Comissão é incentivar e encorajar as neurocirurgiãs a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais; servir à SBN e à neurocirurgia na abordagem das questões inerentes à capacitação e ao exercício profissional; manter uma força de trabalho diversa e balanceada; e incentivar jovens estudantes a não desistirem dos seus sonhos. E nada melhor do que uma Revista especial com foco nas neurocirurgiãs para fomentar estes objetivos. A aprovação e o incentivo da Diretoria da SBN (Gestão 2017-2018) foram fundamentais para a concretização desse projeto.
Nesta edição, debatemos os avanços conquistados pela mulher neurocirurgiã no Brasil e no mundo, com depoimentos, histórias interessantes e perspectivas para o futuro. O objetivo principal é traçar uma narrativa ampla, percorrendo as diferentes trilhas que trouxeram as mulheres ao patamar em que se encontram hoje, e contribuir para superar a situação de invisibilidade imposta a elas. Discorremos também sobre educação, mercado de trabalho e direitos das mulheres.

Dra. Mariangela B. Gonçalves

Editora da revista Mulher Neurocirurgiã SBN - Edição Especial.

o objetivo principal
é traçar uma
narrativa ampla,
percorrendo
diferentes trilhas
que trouxeram as
mulheres ao
patamar em que se
encontram hoje.”

A primeira parte da Revista apresenta os desafios e as conquistas das neurocirurgiãs brasileiras segundo o relato de referências nacionais e pioneiras. Em seguida, estudantes de medicina e residentes de neurocirurgia discorrem sobre estímulos e dificuldades próprias à entrada na residência e ao início da carreira. O tema maternidade e neurocirurgia é foco de matéria específica.
A diversidade de experiências é evidenciada nos relatos de neurocirurgiãs de diferentes continentes que destacam os desafios próprios da profissão. O último bloco temático “Elas por eles” inclui entrevistas e artigos de neurocirurgiões brasileiros sobre a convivência com neurocirurgiãs e uma reflexão sobre o exercício da neurocirurgia por mulheres.
A Revista, portanto, reúne uma série de dados e informações que levam à discussão sobre mulheres e neurocirurgia no Brasil e no mundo. De fontes diferentes e com olhares distintos, apresenta um panorama e contextualiza a realidade das mulheres neurocirurgiãs.
Para elaborar este panorama, preparamos um questionário e o disponibilizamos para todas as 134 associadas da SBN. Os resultados são informações essenciais para a conclusão dessa publicação e possibilitaram a criação do anuário, apresentado no final da Revista. Para completar e enriquecer esse registro histórico, recorremos também às especialistas internacionais, por meio de entrevistas, coleta de dados e realização de pesquisas.
No Brasil, bem como em todo o mundo, grupos organizados de mulheres, como a Women in Neurosurgery nos Estados Unidos, tomam em suas mãos as rédeas de seus destinos. E acreditamos que esse pensamento possa ser replicado entre nós com a leitura útil e agradável da Revista Mulher Neurocirurgiã. Ela pode inspirar e abrir janelas de oportunidades para todas aquelas que já exercem e para as que sonham em exercer essa fascinante especialidade.
Boa leitura!

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia
Rua Abílio Soares, 233 CJ.143 – Paraíso –
CEP 04005-001 São Paulo/SP
Telefone: (11) 3051-6075 e-mail: sbn@sbn.com.br
portalsbn.org/portal

produzido por Predicado Comunicação